segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alimentos Antioxidantes

Alimentos antioxidantes são aqueles que ajudam a liberar radicais livres que resultam da oxidação celular. Quando o número de radicais livres é alta e natureza instável ocorrer doenças degenerativas, envelhecimento precoce e câncer, entre outros.

Não é sofrer, é preciso evitar: o rapé, álcool, drogas, produtos químicos e contaminantes ambientais, estresse e também para substituir a carne vermelha magra ou gordura de peixe. Devemos ter uma dieta rica em vegetais e frutas, como beta-caroteno, um precursor da vitamina A, vitamina C e E, minerais como, zinco, cobre e selênio e outras substâncias, tais como: glutationa, clorofila, e licopeno.


O betacaroteno, por exemplo, é transformado em vitamina A no fígado e no intestino, como beldroegas, cenoura, espinafre, tomate e aspargos, entre outros, a vitamina C, que é apropriada para a absorção do cálcio e do ferro e é presentes nas frutas cítricas, pimentão, rosehips, morango e kiwi, a vitamina E, ácidos graxos protege as membranas celulares, como aspargos, alface, ervilha, nozes ou sementes de girassol.


Cobre fortalece o sistema imunológico e está presente em leguminosas como a soja, o zinco é encontrado no aipo, berinjela, figos, berinjelas, batatas e pêssegos, o selênio fortalece o coração e remove os metais pesados, como a aveia e arroz integral.


O licopeno tem propriedades anticancerígenas, está presente em cenouras e tomates, glutationa ajuda a eliminar as toxinas do corpo a partir de processos de câncer, tais como brócolis, alho, batatas e beldroegas. Um dos mais poderosos de todos são os flavonóides, presentes no alho, cebola, espinafre, maçã, pêra e frutas cítricas, e clorofila que previne o envelhecimento e mantém o corpo forte e saudável. Estes podem ser obtidos a partir de diversas preparações vendidas em centros de saúde alimentar.  

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